Medidas de prevenção contra zoonoses

Neste texto, vamos mostrar medidas de prevenção contra quatro zoonoses, que são doenças transmitidas entre animais e pessoas e são causadas por vírus, bactérias, fungos.

Raiva

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de quase 100%.

A medida de prevenção mais eficaz é a vacinação dos animais de estimação como cães e gatos.

É importante não deixar seu animal de estimação passear em lugares que você não conhece, pois eles podem ser contaminados por animais de vida livre, animais selvagens e alimentos contaminados, principalmente por morcegos.

Brucelose

Outros nomes: Febre mediterrânea

A brucelose humana é uma doença que pode ser transmitida ao ser humano por animais terrestres e aquáticos infectados. Na maioria das vezes, a doença é transmitida ao homem por contato direto ou indireto com animais e seus produtos derivados contaminados.

Não há vacina para essa doença. A prevenção da brucelose humana pode ocorrer com o controle ou eliminação da doença na população animal hospedeira. Deve-se evitar o contato direto ou indireto com animais doentes ou potencialmente contaminados e seus produtos derivados.

Outras medidas importantes para evitar a doença são: consumir apenas leite e seus derivados apenas fervidos ou pasteurizados; consumir carnes sempre bem cozidas; manter boa higiene e desinfecção dos locais de produção animal e de produtos derivados (galpões onde os animais são ordenhados, locais onde ocorrem partos ou permanece o animal prenhe ou em tratamento sanitário, frigoríficos, açougues, matadouros e outras áreas potencialmente contaminadas pela circulação de gado).

Febre Amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano.

A vacina é a principal ferramenta de prevenção e de controle da febre amarela. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferta vacina contra febre amarela para a população de forma gratuita e acessível. Outra medida de prevenção é o uso de roupas recomendadas para proteção individual em locais com maior incidência de contaminação dessa doença, como florestas, matas, rios, cachoeiras.

Deve-se manter os cuidados para evitar a proliferação dos mosquitos, mantendo as casas e as ruas limpas sem acúmulo de água parada, habitat ideal para reprodução dos vetores.

Leptospirose

Outros nomes: Mal de Adolf Weil

A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda que resulta da exposição direta ou indireta a urina de animais (principalmente ratos) infectados pela bactéria Leptospira; sua penetração ocorre através da pele com lesões, pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou através de mucosas.

A prevenção da Leptospirose ocorre por meio de medidas como: obras de saneamento básico (drenagem de águas paradas suspeitas de contaminação, rede de coleta e abastecimento de água, construção e manutenção de galerias de esgoto e águas pluviais, coleta e tratamento de lixo e esgotos, desassoreamento, limpeza e canalização de córregos); melhorias nas habitações humanas e controle de roedores.

Além disso é importante evitar o contato com água ou lama de enchentes e impedir que crianças nadem ou brinquem nessas águas. Pessoas que trabalham na limpeza de lama, entulhos e desentupimento de esgoto devem usar botas e luvas de borracha (ou sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés).


 

Qualquer dúvida se informe através dos canais de comunicação do Ministério da Saúde, do controle de zoonoses da sua cidade e fique ligado nos próximos posts do projeto Agroecologia na Rede.

 

Fonte: Ministério da Saúde

 

Comentários