1) (UFSC) Porcos têm sido criados transgenicamente para que seus órgãos possam ser transplantados em homens; cientistas desenvolvem ovelhas "autotosquiáveis", isto é, a la cai sozinha no devido tempo; genes de galinha são introduzidos em batatas, deixando os vegetarianos confusos com a perspectiva de cruzar animais com plantas […] CICLO VITAL, v. 4, p. 14, 1999.
A citação anterior mostra avanços da Engenharia Genética. Assinale a(s) proposição(ões) verdadeira(S) sobre a transgenia e suas aplicações com relação à saúde e ao meio ambiente.
( )Os organismos transgênicos são aqueles que recebem segmentos de DNA da mesma espécie.
( )Os genes alienígenas permitem ao organismo receptor produzir substâncias que nunca produziriam em condições naturais.
( ) Os alimentos transgênicos não representam nenhuma ameaça à saúde humana, e, por isso, não necessitam ser testados em outras espécies de animais antes de chegarem ao homem.
( ) A produção de insulina, a partir de transferência de genes humanos para bactérias, que passam, incontinenti, a produzir esse hormônio, é uma das experiências bem-sucedidas da transgenia.
( ) Cientistas interferem na evolução natural das espécies, alterando geneticamente animais e plantas.
( ) É fundamental o estabelecimento de limites, tanto por parte dos cientistas como dos governantes, para que as manipulações genéticas não resultem em impactos ambientais irreversíveis.
2) (Unesp)
De maneira bem-humorada e com certo exagero, a figura faz referência aos
A) organismos transgênicos, nos quais genes de uma espécie são transferidos para outra espécie de modo que esta última expresse características da primeira.
B) organismos geneticamente modificados, nos quais técnicas de Engenharia Genética permitem que se manipulem genes da própria espécie, fazendo-os expressar características desejáveis.
C) animais híbridos, obtidos a partir do cruzamento entre indivíduos de espécies diferentes, o que permite que características de uma espécie sejam expressas por espécies não aparentadas.
D) animais obtidos por seleção artificial, a partir da variabilidade obtida por acasalamentos direcionados, processo que permite ao homem desenvolver em espécies domésticas características de interesse comercial. animais resultantes de mutação gênica, mecanismo a partir do qual os indivíduos da espécie produzem novas características em resposta às necessidades impostas pelo ambiente.
3) (PUC-SP) No vaga-lume, há um gene que determina a produção de luciferase, enzima responsável pela oxidação luciferina, levando à produção da luz. Por meio da Engenharia Genética, esse gene foi transferido para uma célula vegetal e, a partir desta, obteve-se uma planta Inteira. Após ser regada com solução de luciferina, a referida planta começou a emitir luz. O resultado desse experimento indica que a planta
A) incorporou um segmento de RNA do vaga-lume, a partir do qual as células da planta produziram RNA e luciferase.
B) incorporou um segmento de RNA do vaga-lume, a partir do qual as células da planta produziram DNA e luciferase
C) incorporou um segmento de DNA do vaga-lume, que possibilitou às células da planta a produção de luciferase.
D) incorporou um segmento de DNA do vaga-lume, que não possibilitou produção de RNA nem de luciferase.
E) não expressou o gene do vaga-lume.
4) (Enem) Em um laboratório de genética experimental, observou-se que determinada bactéria continha um gene que conferia resisténcia a pragas especificas de plantas. Em vista disso, os pesquisadores procederam de acordo com a figura. Do ponto de vista biotecnológico, como a planta representada na figura é classificada?
A) Clone
B) Híbrida
C) Mutante
D) Adaptada
E) Transgênica
5) (Enem) A transferência de genes que poderiam melhorar o desempenho esportivo de atletas saudáveis foi denominada doping genético. Uma vez inserido no genoma do atleta, o gene se expressaria gerando um produto endógeno capaz de melhorar o desempenho atlético. ARTOLI, G. G.; HIRATA, R. D. C.; LANCHA JR., A. H. Revista Brasileira de Medicina Esportiva, v. 13, n. 5, 2007 (Adaptação).
Um risco associado ao uso dessa biotecnologia é o(a)
A) obtenção de baixo condicionamento físico.
B) estímulo ao uso de anabolizantes pelos atletas.
C) falta de controle sobre a expressão fenotípica do atleta.
D) aparecimento de lesões decorrentes da prática esportiva habitual. treinamento físico.
E) treinamento físico
6) (Enem) A estratégia de obtenção de plantas transgênicas pela inserção de transgenes em cloroplastos, em substituição à metodologia clássica de inserção do transgene no núcleo da célula hospedeira, resultou no aumento quantitativo da produção de proteínas recombinantes com diversas finalidades biotecnólogas. O mesmo tipo de estratégia poderia ser utilizada para produzir proteínas recombinantes em células de organismos eucarióticos não fotossintetizantes, como as leveduras, que são usadas para produção comercial de várias proteínas recombinantes e que podem ser cultivadas em grandes fermentadores.
Considerando a estratégia metodológica descrita, qual organela celular poderia ser utilizada pela inserção de transgenes em leveduras?
A) Lisossomo
B) Mitocôndria
C) Peroxissomo
D) Complexo golgiense
E) Retículo endoplasmático
7) (Enem) Um instituto de pesquisa norte-americano divulgou recentemente ter criado uma "célula sintética", uma bactéria chamada de Mycoplasma mycoides. Os pesquisadores montaram uma sequência de nucleotídeos, que formam o único cromossomo dessa bactéria, o qual foi introduzido em outra espécie de bactéria, a Mycoplasma capricolum. Após a introdução, o cromossomo da M. capricolum foi neutralizado e o cromossomo artificial da M. mycoides começou a gerenciar a célula, produzindo suas proteínas.
GILBSON et al. Creation of a Bacterial Cell Controlled by a Chemically synthesized Genome. Science, v. 329, 2010 (Adaptação).
A importância dessa inovação tecnológica para a comunidade cientifica se deve à
A) possibilidade de sequenciar os genomas de bactérias para serem usados como receptoras de cromossomos artificiais.
B) capacidade de criação, pela ciência, de novas formas de vida, utilizando substâncias como carboidratos e lipídios.
C) possibilidade de produção em massa da bactéria Mycoplasma capricolum para sua distribuição em ambientes naturais.
D) possibilidade de programar geneticamente microorganismos ou seres mais complexos para produzir medicamentos, vacinas e combustíveis.
E) capacidade da bactéria Mycoplasma capricolum de expressar suas proteínas na bactéria sintética e estas serem usadas na indústria.
8) (UERJ) (UERJ) A enzima EPSP-sintase, presente em praticamente todos os vegetais, é modificada na soja transgênica, tornando-a resistente à inibição pelo herbicida glifosato. Assim, o tratamento com esse herbicida não prejudica o desenvolvimento de culturas de soja transgênica, mas evita o cresci- mento de outros vegetais indesejáveis. Num estudo para a identificação da variedade transgênica de soja, foi medida, nas mesmas condições experimentais, a atividade da EPSP-sintase em extratos de folhas de diferentes tipos desse vegetal, em presença ou ausência de glifosato. As atividades da enzima nesses extratos, na ausência do inibidor, apresentaram o mesmo valor.
Observe o gráfico:
A curva que corresponde à razão entre as ativida- des de uma enzima da variedade transgênica e as atividades dessa mesma enzima da soja comum é a indicada pela seguinte letra:
Comentários
Postar um comentário