O que é o aquecimento global? Conheça suas causas e consequências

             

  que é o aquecimento global?

O aquecimento global é o processo de aumento e desbalanço das temperaturas médias no planeta. Este fenômeno e preconizado pelo acúmulo de grandes quantidades de certos tipos de gases de efeito estufa como o gás carbônico, metano entre outros, além de vapor d’água. O efeito estufa, derivado do aumento destes compostos, faz com que a energia do sol que chega a nosso planeta não retorne ao espaço e é dissipada na forma de calor aumentando a temperatura na atmosfera e na superfície da terra. Além de causas naturais que potencializam o aquecimento do planeta como vulcanismo, o aumento acelerado desta condição tem como principal causa as ações humanas, podendo-se citar o desmatamento, queimadas e queima de combustíveis fósseis. O fenômeno pode causar mudanças climáticas intensas e a curto prazo que podem interferir em diversos processos naturais e setores da economia.

Causas:

De forma geral, o aquecimento global em grande escala é provocado pelas intervenções do homem na natureza. Segundo uma boa parte dos especialistas, a principal causa se deve pela intensificação do efeito estufa, que consiste no processo de absorção e emissão de radiação infravermelha pelos gases atmosféricos de um planeta, resultando no aquecimento de sua atmosfera e superfície. Sendo o dióxido de carbono e o gás metano os responsáveis mais populares, podendo ser encontrados nos veículos, industriais, pecuária e queima de combustíveis fósseis. O desmatamento e queimadas de paisagens naturais também são grandes aliados a esta causa.

Consequências:

            O aquecimento global em si acarreta diversas consequências para a vida na terra de forma geral. Entretanto, uma das áreas mais afetadas por este são as geleiras. Pesquisas informam que cerca de 40% da camada do gelo do Ártico tornou-se mais fina, e a Antártida perdeu 3 mil quilômetros quadrados de extensão. Esse é um fenômeno extremamente preocupante pois altera a temperatura dos oceanos, o que atinge diretamente a vida marinha.

              Além da perda de gelo, podemos listar os mais graves problemas, entre eles estão: Elevação do nível do mar, mudanças nos ecossistemas, desertificação, impactos na saúde e bem estar da população humana, interferências na agricultura e variação na disponibilidade de recursos hídricos. De acordo com o painel intergovernamental sobre mudanças climáticas (IPCC), o último século foi considerado o mais quente registrado na terra desde o último período glacial. 



Siga as nossas redes sociais!

Instagram

Facebook


Comentários